Na última segunda-feira (17/02), o secretário de Saúde do Estado, Antonio Luiz, se reuniu com a equipe da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e a primeira-dama Isabell Fontelles, que também coordena o Pacto Pelas Crianças, para debater medidas de prevenção da mortalidade materna. O principal objetivo do encontro foi definir ações concretas para reduzir as mortes de gestantes em todas as regiões do estado.
Durante a reunião, foram estabelecidas ações prioritárias, como o fortalecimento dos serviços municipais para atender mulheres grávidas com alto risco e a criação de estratégias para prevenir complicações graves, como a pré-eclâmpsia, que pode ocorrer a partir da 21ª semana de gestação. Também foi abordada a ampliação do programa Piauí Saúde Digital, voltado para essa temática.
Antonio Luiz enfatizou a importância da reunião e da aplicação efetiva das iniciativas discutidas. “Recebemos a primeira-dama Isabel Fonteles e a equipe da nova maternidade Dona Evangelina Rosa para tratar da mortalidade materna e dos cuidados com a primeira infância. O encontro foi muito produtivo e agora vamos colocar em prática os planos necessários para alcançar indicadores mais positivos até o final do ano”, afirmou o secretário.
Isabell Fontelles destacou a relevância da saúde das gestantes em todo o estado. “A reunião foi extremamente produtiva. Discutimos com detalhes os desafios e as ações que podem ser adotadas para diminuir a mortalidade materna no Piauí. A saúde das nossas gestantes é uma prioridade, e é essencial garantir que todas, sem exceção de região, tenham acesso ao atendimento adequado”, concluiu a primeira-dama.
Com as novas diretrizes, o governo do Piauí busca aprimorar a qualidade do atendimento à saúde materna, visando uma significativa redução das taxas de mortalidade, o que impactará diretamente a vida de muitas mulheres e crianças no estado.