Pesquisadores de Massachusetts, nos Estados Unidos, publicaram um estudo na revista científica americana que sugere que o consumo regular de iogurte pode desempenhar um papel importante na prevenção do câncer colorretal. Segundo a pesquisa, o benefício estaria relacionado às mudanças positivas no microbioma intestinal causadas pelo consumo do alimento ao longo do tempo.
O iogurte, já reconhecido por seus diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento ósseo devido ao cálcio, auxílio na saciedade pela alta concentração de proteínas e melhora do equilíbrio da flora intestinal, pode ter um efeito protetor contra o câncer de intestino, segundo os pesquisadores. Eles descobriram que o consumo de duas ou mais porções de iogurte por semana, ao longo de anos, estava associado a uma diminuição das taxas de câncer colorretal, especialmente em indivíduos com uma maior presença de Bifidobacterium, uma bactéria encontrada no iogurte.
A pesquisa revelou que essa espécie de bactéria estava presente em cerca de 30% dos tecidos tumorais de pacientes com câncer colorretal. “Nosso estudo oferece evidências únicas sobre os benefícios potenciais do iogurte”, afirmou o principal autor da pesquisa.
Ele explicou que sua abordagem busca entender como dietas de longo prazo e outras variáveis podem impactar o tecido tumoral, como a presença de uma bactéria específica. Esse tipo de investigação detalhada contribui para fortalecer as evidências que conectam os hábitos alimentares aos resultados de saúde, oferecendo novas perspectivas sobre a prevenção do câncer intestinal.