A solicitação de medicamentos de alto custo ficou mais acessível e prática para os piauienses com a nova funcionalidade do aplicativo Gov.pi Cidadão. Através dessa plataforma digital, os usuários agora podem pedir seus medicamentos de maneira simples e rápida, sem sair de casa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
Com essa inovação, os piauienses têm a possibilidade de localizar a Farmácia do Povo mais próxima e realizar a solicitação de medicamentos diretamente pelo aplicativo. A Farmácia do Povo, que atende atualmente em 11 Regionais de Saúde do estado, oferece uma ampla gama de medicamentos de alto custo, e agora o processo de solicitação foi simplificado por meio da tecnologia.
Manoel Pinheiro, diretor-geral da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (Duaf), explica que, ao acessar o app com login e senha, o usuário pode consultar o estoque de medicamentos, verificar o protocolo medicamentoso relacionado à sua condição de saúde, acompanhar o andamento do processo e agendar a retirada do medicamento de forma rápida e prática.
Como utilizar o serviço:
Para solicitar medicamentos pelo app, o usuário precisa se cadastrar na plataforma e acessar a seção “Farmácia do Povo”. A partir daí, ele pode fazer o pedido dos medicamentos de forma simples, incluindo a opção de anexar a prescrição médica e outros documentos necessários.
Principais serviços disponíveis no app:
- Cadastro digital: Pacientes podem realizar o cadastro diretamente no aplicativo, sem necessidade de comparecer à unidade.
- Solicitação de medicamentos: Os pedidos podem ser feitos com facilidade, com a opção de enviar a prescrição médica e outros documentos.
- Acompanhamento do pedido: O status do pedido é atualizado no app, oferecendo mais transparência e controle.
- Agendamento de retirada: Após a aprovação do pedido, o paciente pode agendar a retirada do medicamento, evitando filas.
- Reagendamento: Caso o paciente não possa retirar o medicamento na data marcada, a plataforma permite o reagendamento de forma prática.
- Notificações e alertas: O app envia lembretes sobre mudanças no status do pedido e a necessidade de renovação.
Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destacou a importância da digitalização no processo: “Com a implementação do sistema digital, os mais de 20 mil pacientes cadastrados poderão enviar seus documentos pelo app e, após a aprovação, retirar seus medicamentos na Farmácia do Povo. Isso diminuirá significativamente as filas e proporcionará mais comodidade”, afirmou.
Medicamento em Casa: entrega direta ao paciente
Além da solicitação digital, o programa Medicamento em Casa oferece a possibilidade de entrega dos medicamentos diretamente na residência do paciente. No entanto, esse serviço está disponível, por enquanto, apenas para os moradores de Teresina.
Para acessar o Medicamento em Casa, o paciente deve preencher um termo de adesão na Farmácia do Povo (matriz), localizada na Rua David Caldas, em Teresina, ou por meio do aplicativo, caso prefira realizar a solicitação de forma digital. O formulário de adesão solicita dados como nome completo, CPF, número do cartão SUS, telefone e endereço atualizado para entrega.
Este programa abrange todos os medicamentos dos protocolos especializados atendidos pela Farmácia do Povo, incluindo aqueles fornecidos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado. Atualmente, são mais de 100 tipos de medicamentos disponíveis.