Surto de sarampo nos EUA: segunda morte confirmada relacionada à doença

Reproduão: PublicDomainPictures/pixabay

Os Estados Unidos registraram sua segunda morte por sarampo em mais de dez anos, com a confirmação de um caso fatal no Novo México. O Departamento de Saúde estadual anunciou na última quinta-feira (06/03) que um morador da região, que faleceu recentemente, estava infectado pela doença, conforme testes de laboratório.

O paciente, um adulto que não estava vacinado, não procurou atendimento médico antes de sua morte. Segundo David Morgan, diretor de informações públicas do Departamento de Saúde do Novo México, esta é a primeira morte por sarampo no estado em mais de 40 anos.

O número de casos confirmados no Condado de Lea, onde a vítima residia, aumentou para dez, com a região fazendo fronteira com o Condado de Gaines, no Texas, onde já foram registrados mais de 100 casos e a morte de uma criança não vacinada.

Casos Crescem nos EUA

Até o dia (27/02), os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) haviam registrado 164 casos de sarampo em nove estados: Alasca, Califórnia, Geórgia, Kentucky, Nova Jersey, Novo México, Nova York, Rhode Island e Texas. No Novo México, entre os dez casos confirmados, seis são de adultos e quatro de crianças. Sete desses pacientes não haviam sido vacinados, e o histórico de imunização dos outros três casos está sendo investigado.

O porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos do estado, Andrew Nixon, destacou que o CDC segue monitorando a situação de perto e mantendo contato com as autoridades locais. “O CDC reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo”, afirmou Nixon.

O Sarampo e a Preocupação com a Imunização

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pelo ar, e afeta principalmente crianças com menos de 5 anos. A vacinação continua sendo a principal medida para prevenir a doença, mas a queda nas taxas de imunização preocupa as autoridades de saúde globais.

A transmissão do vírus ocorre através de gotículas expelidas quando um indivíduo infectado tosse, espirra, fala ou respira perto de outras pessoas. Os principais sintomas do sarampo incluem:

  • Febre alta
  • Manchas vermelhas no corpo
  • Congestão nasal
  • Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Tosse
  • Erupção cutânea

O surto de sarampo nos EUA acende um alerta sobre a importância da vacinação e a vigilância contínua em relação a doenças preveníveis.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.