As obras de reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, seguem em ritmo acelerado. A iniciativa, conduzida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), promete modernizar a unidade e expandir sua capacidade de atendimento, garantindo mais qualidade e eficiência nos serviços prestados à população.
Com um investimento de R$ 48 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e do tesouro estadual, a ampliação do hospital incluirá uma série de melhorias estruturais. Entre as novidades, estão a instalação de uma unidade de diagnóstico equipada com ressonância magnética e tomografia, além de um setor de urgência obstétrica com cinco leitos de observação e três pediátricos.
A modernização do HEDA também prevê a criação de um banco de leite humano, um centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, um centro obstétrico com quatro salas, além de uma UTI com 30 leitos adultos e pediátricos, 10 neonatais e um bloco de internação de quatro pavimentos, que adicionará 124 novos leitos à unidade. A estrutura ainda contará com uma unidade de hemodinâmica, fortalecendo o atendimento especializado.
Além das áreas assistenciais, o hospital terá novos espaços para ensino e treinamento, um auditório, unidade de alimentação e nutrição, lavanderia, centrais de abastecimento e esterilização, além de um necrotério.
Segundo Jônatas Melo, superintendente de Gestão da Administração da Sesapi, a ampliação do HEDA representa um avanço significativo para a saúde no norte do Piauí. “Estamos investindo na modernização das nossas unidades em todo o estado, e essa reforma trará ainda mais suporte à população, garantindo um atendimento mais qualificado e eficiente”, destacou.
A previsão é que, com a conclusão das obras, os usuários do SUS tenham acesso a uma estrutura hospitalar mais moderna, ampliando a oferta de serviços de alta complexidade na região.