A campanha de vacinação contra a Influenza no Piauí terá início no dia (07/04), com a meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. O estado recebeu, na última terça-feira (25/03), um primeiro lote de 88 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, que já estão sendo distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) às regionais e municípios.
Nos próximos dias, o estado deve receber mais 232 mil doses para reforçar a campanha. O Dia D de vacinação está marcado para 17 de maio, quando serão intensificadas as ações de imunização contra a Influenza e o HPV.
A vacinação será realizada em uma única etapa, contemplando os grupos prioritários definidos no Calendário Nacional de Vacinação. Além de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, também poderão se vacinar:
- Puérperas
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde
- Professores
- Profissionais da segurança
- Pessoas com deficiência permanente
- Portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais
- Forças armadas
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e funcionários dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
Após o período de imunização dos grupos prioritários, as doses remanescentes estarão disponíveis apenas para a vacinação de rotina, voltada para crianças, gestantes e idosos.
“Já iniciamos a distribuição das vacinas para que os municípios organizem suas estratégias de imunização. É fundamental que a população fique atenta aos locais de vacinação e aos prazos definidos para cada grupo, garantindo acesso à proteção contra o vírus”, destacou Leila Santos, superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi.
A vacina contra a Influenza deste ano inclui as cepas H1N1, H3N2 e B, podendo ser administrada junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante, no entanto, não é recomendado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.