A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente a venda da pasta de dente Total Clean Mint da Colgate nesta quinta-feira (27/03) devido a denúncias de reações adversas causadas pelo produto. A medida foi tomada para investigar relatos de que o creme dental estaria provocando feridas na boca dos consumidores. Apesar disso, a Colgate informou que o produto continuará disponível no mercado (veja a íntegra da nota abaixo).
Diversos relatos negativos têm sido compartilhados em redes sociais e sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui. Entre os depoimentos estão frases como: “Minha boca sangrava sem parar”, “Fiquei com tantas feridas que não consigo comer” e “Fiquei com bolhas na boca”. Caso seja confirmada a existência de riscos à saúde, a suspensão poderá ser ampliada, podendo até resultar no descontinuamento do produto.
Mudança na Fórmula e Aumento nas Reações Alérgicas
Usuários do Total Clean Mint relataram sintomas como lesões dolorosas na boca, inflamação nas gengivas e dificuldade para mastigar devido ao inchaço nas áreas afetadas. Especialistas sugerem que a recente alteração na fórmula do produto possa ser responsável pelo aumento das reações alérgicas em alguns consumidores. “Pessoas sensíveis ao fluoreto de estanho podem estar desenvolvendo descamação da mucosa bucal, aftas e irritações”, explica um especialista.
Embora o fluoreto de estanho seja considerado seguro para a maioria das pessoas, ele pode causar sensibilidade em um número reduzido de indivíduos. Por isso, profissionais de saúde recomendam que, ao perceber quaisquer sinais de reações adversas, os usuários interrompam o uso imediatamente.
Posicionamento da Colgate e Orientações dos Especialistas
Em uma nota oficial enviada em (12/03), a Colgate-Palmolive defendeu a nova fórmula da pasta de dentes, afirmando que ela passou por mais de 10 anos de pesquisa e testes rigorosos. No entanto, a empresa reconheceu que algumas pessoas podem ser sensíveis a certos ingredientes, como o fluoreto de estanho. A Colgate sugeriu que consumidores afetados entrassem em contato com o serviço de atendimento ao cliente para mais informações. Em outra nota divulgada após a decisão da Anvisa, a empresa afirmou o seguinte:
“A Colgate reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa em suspender cautelarmente a venda do creme dental Total Clean Mint, mas essa medida não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso, o que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27/03). Continuamos a adotar todas as medidas necessárias para colaborar com a Anvisa e comprovar a segurança do produto. É importante reiterar que o produto não apresenta riscos à saúde, embora algumas pessoas possam ser sensíveis a ingredientes como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossa equipe está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o produto junto às autoridades, profissionais, clientes e consumidores”, afirmou a empresa.