Entre os dias 26 e 28 de maio, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) participará das oficinas de mobilização do curso “Formação-Ação: Promoção da Saúde e Fortalecimento da Participação Social”. O evento será realizado no município de Codó, no Maranhão, e contará também com a participação do estado vizinho. Promovido pelo Ministério da Saúde, o curso tem como objetivo capacitar lideranças de organizações e movimentos sociais para promover a saúde, criando territórios mais saudáveis e sustentáveis.
Na última segunda-feira, a Sesapi realizou uma reunião para definir os detalhes do curso, que ocorrerá em 16 de junho. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre o Ministério da Saúde, o Departamento de Promoção da Saúde (DEPROS), e a Fiocruz Brasília, com foco na discussão e aplicação de práticas de promoção da saúde nos municípios e nas comunidades. Gislei Knierim, coordenadora pedagógica do Programa de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (PSAT), da Fiocruz, destacou que o objetivo é envolver os estados e movimentos sociais para aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí e em outros locais.
O curso será realizado em 15 territórios de 27 estados, ao longo dos anos de 2025 a 2027. Pelo Piauí, os municípios de José de Freitas, Piripiri, Teresina e União foram selecionados para participar, enquanto o Maranhão contará com cidades como Alcântara, Barreirinhas, Caxias, São Luís e outras.
Segundo Bhassia Barroso, gerente de Atenção Primária da Sesapi, o curso será um momento importante para o fortalecimento da promoção de saúde nas comunidades. “Este é um momento de parceria entre o Piauí e o Maranhão, em que estamos resgatando a promoção da saúde em todos os municípios, com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária”, afirmou Bhassia.
O curso abordará temas como a determinação social da saúde, modos de vida nos territórios, cultura e participação social. Para facilitar o aprendizado, serão utilizados cadernos pedagógicos, que servirão como referência conceitual nas aulas, que serão posteriormente aplicadas nas comunidades.
Tatiana Monteiro, representante da 3ª Regional de Saúde, em Piripiri, ressaltou que o município é um exemplo de engajamento em movimentos sociais tanto urbanos quanto rurais. “Piripiri é uma cidade com um forte movimento social, tanto no campo quanto na cidade, incluindo movimentos indígenas, quilombolas e de trabalhadores rurais”, destacou Tatiana, ressaltando o potencial do município para contribuir com o curso e as discussões que ele irá promover.
Com a implementação do curso, a Sesapi e os municípios participantes buscam fortalecer a promoção da saúde e a participação social, garantindo que as comunidades possam atuar ativamente na construção de territórios mais saudáveis e sustentáveis.