Nesta última terça-feira (08/04), a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu uma oficina de qualificação destinada a fortalecer o combate ao tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), reuniu cerca de 150 profissionais de saúde de diferentes áreas da Atenção Primária à Saúde (APS) de vários municípios do estado.
A coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da Sesapi, Luciana Sena, ressaltou a importância da capacitação para que os profissionais possam oferecer um tratamento eficaz aos fumantes em suas respectivas cidades. “Nosso objetivo é preparar os profissionais de saúde para atender os fumantes e oferecer tratamento adequado. O consumo de cigarro e produtos derivados causa mortes que poderiam ser evitadas. Com o tratamento nas unidades municipais, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.
Essa ação está inserida nas comemorações do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado anualmente em 31 de maio. Com o tema “Desmascarando a indústria do tabaco”, a campanha deste ano tem como foco a conscientização sobre os riscos dos produtos derivados da nicotina, especialmente entre os jovens. A data também destaca a influência da indústria do tabaco, que causa mais de 8 milhões de mortes anuais ao redor do mundo.
A qualificação contou com a participação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes multiprofissionais (E-multi). Ao final da capacitação, os profissionais estarão preparados para oferecer o tratamento adequado aos fumantes, que inclui tanto a prescrição de medicamentos quanto a terapia cognitivo-comportamental, base do tratamento no SUS. “Após essa qualificação, os profissionais terão as ferramentas necessárias para oferecer um cuidado integral aos pacientes que buscam ajuda para deixar de fumar”, concluiu Luciana Sena.