Nesta última terça-feira (08/04), a Secretaria de Saúde do México confirmou o primeiro caso fatal por gripe aviária na América Latina. A vítima foi uma menina de 3 anos, que estava internada e morreu devido a complicações respiratórias e falência múltipla de órgãos, causadas pela infecção pelo vírus H5N1.
Este é o primeiro óbito registrado por gripe aviária no continente latino-americano. Após o ocorrido, foram realizados testes em cerca de 38 pessoas, incluindo familiares e profissionais de saúde que tiveram contato com a criança. No entanto, a Secretaria de Saúde local não detectou mais casos positivos e não espera a identificação de novos pacientes infectados.
Embora a gripe aviária não seja comum entre seres humanos, casos graves podem ocorrer, especialmente em crianças, devido à vulnerabilidade do sistema imunológico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a transmissão do vírus H5N1 entre humanos é rara, e a infecção costuma ser contraída por contato direto com aves contaminadas. Até o momento, não há registros de transmissão do vírus entre pessoas.