Nesta sexta-feira (11/04), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) será beneficiada com a doação de 10.500 oxímetros, um equipamento essencial para monitorar a quantidade de oxigênio no sangue. A entrega faz parte da 1ª Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas, promovida pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, situada no Ministério da Fazenda.
Além da Sesapi, outros sete órgãos estaduais também serão contemplados: a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Secretaria de Educação do Estado do Piauí (Seduc), a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (Sefaz), a Secretaria da Justiça do Estado do Piauí (Sejus), a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), e o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP-PI).
Os oxímetros serão distribuídos para toda a rede hospitalar estadual, contribuindo para o monitoramento da saúde de pacientes em diversos serviços de saúde. “A principal função do oxímetro de dedo é verificar se o corpo está recebendo oxigênio adequado. Esse equipamento é especialmente útil para pessoas com problemas respiratórios, como asma ou doenças pulmonares, mas também pode ser utilizado em atividades cotidianas, como a prática de esportes ou quando há resfriados”, explicou Anderson Dantas, médico e diretor da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Sesapi (DUDOH).
A doação será realizada simultaneamente em várias regiões do país, e a escolha da data coincide com a Semana Nacional de Responsabilidade Social, que visa conscientizar sobre a importância do combate à importação irregular de mercadorias.
De acordo com a Receita Federal, as apreensões de mercadorias estrangeiras no Brasil já somaram R$ 3,7 bilhões em 2024, representando um aumento de 92% em relação ao ano anterior.