A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina retomou as obras de ampliação e adequação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A intervenção, que já está em sua segunda etapa, prevê a criação de mais cinco leitos, elevando o total da unidade para 40 leitos de UTI ao final da reforma.
A iniciativa tem como foco ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado grave, que necessitam de cuidados intensivos, e melhorar a infraestrutura hospitalar em uma das principais unidades de referência em alta complexidade do estado.
Na primeira fase, já concluída, foi feita a transferência do setor de repouso dos servidores para o segundo andar, com a criação de novas acomodações que oferecem mais espaço e privacidade. Atualmente, as obras estão concentradas no primeiro andar, com a instalação da nova área administrativa e a construção de uma caixa de máquina para as UTIs. A terceira e última etapa transformará o atual espaço da administração em mais um setor de terapia intensiva, possibilitando a integração de todos os leitos da unidade.
Como o HUT funciona 24 horas por dia com atendimentos de urgência e emergência, a obra foi dividida em três etapas para evitar a interrupção dos serviços. O investimento total na reforma é de R$ 3.868.032,95, financiado com recursos do Ministério da Saúde.
“A ampliação dos leitos de UTI é um avanço essencial para nossa capacidade de resposta a casos graves. O HUT é uma referência em alta complexidade, e essa obra vai fortalecer ainda mais nossa estrutura de atendimento”, afirmou Aranucha Brito, diretora geral do hospital.
O presidente da FMS, Charles Silveira, também destacou o caráter estratégico da obra:
“A demanda por leitos de UTI é crescente e exige planejamento constante. Com mais leitos, conseguimos atender um número maior de pacientes críticos, garantindo mais agilidade, eficiência e, principalmente, salvando vidas”.