Pesquisas realizadas pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostraram que a obesidade eleva o risco de infecções graves, especialmente entre pessoas com diabetes. O estudo, que analisou dados do UK Biobank — um banco de informações de saúde de quase 500.000 britânicos — revelou dados significativos sobre a relação entre obesidade e infecções.
Dos participantes, cerca de 64.000 foram hospitalizados devido a infecções bacterianas, como infecções do trato urinário e pneumonia; aproximadamente 15.000 foram internados devido a infecções virais, como gripe; e cerca de 408.000 nunca foram hospitalizados por infecções. A pesquisa identificou que a obesidade está relacionada a um risco maior de infecções graves, com cada aumento de 5 pontos no IMC (por exemplo, de 30 para 35) aumentando em 30% o risco de infecção bacteriana grave e em 32% o risco de infecção viral grave.
Embora essa associação tenha sido observada em todos os indivíduos, independentemente de terem ou não diabetes, as descobertas têm particular relevância para aqueles com diabetes, uma vez que essa condição já aumenta o risco de infecção em geral.