Canto do Buriti sedia oficina sobre segurança do paciente na atenção primária

Reprodução: Foto/GOV PI

Profissionais da saúde de diversos municípios do sul do Piauí estão reunidos em Canto do Buriti para participar da Oficina de Implantação das Ações de Segurança do Paciente na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio do Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) e da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), com apoio da Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS) e consultoria do Hospital Albert Einstein.

O principal objetivo do encontro é capacitar gestores e técnicos das secretarias municipais de saúde da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueira — que abrange cidades como Brejo do Piauí, Elizeu Martins, Itaueira, Ribeira do Piauí, entre outras — para implementar práticas voltadas à segurança do paciente. As ações incluem a criação dos Núcleos Municipais de Segurança do Paciente (NMSP) e a elaboração dos respectivos Planos Municipais de Segurança (PMSP).

A superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sesapi, Leila Santos, destacou a relevância da integração entre os níveis estadual e municipal: “Essa parceria é fundamental. É o início da consolidação de políticas que garantam a segurança do paciente dentro da rede pública de saúde”.

Durante a capacitação, os participantes recebem orientações práticas sobre como organizar os núcleos locais e incorporar as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que incluem seis protocolos voltados para a prevenção de riscos e incidentes nos serviços de saúde.

Para a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves, o sucesso da iniciativa depende do comprometimento de todas as áreas envolvidas. “Cada profissional da equipe multiprofissional tem um papel crucial na execução de planos e protocolos que assegurem um cuidado mais seguro e eficiente para a população”, afirmou.

A médica Clediane Martins, que atua como tutora da Planificação em Itaueira, reforçou a importância do envolvimento de diferentes profissionais nesse processo: “A presença do médico e sua participação ativa nesse tipo de discussão é enriquecedora. O paciente precisa estar no centro do cuidado e essas práticas devem ser implementadas em todos os municípios”.

A oficina também marcou a adesão formal de Canto do Buriti às ações de Segurança do Paciente, com a assinatura do Termo de Compromisso pelo secretário municipal de saúde, Carlos Henrique Macedo. “A realização dessas capacitações nos próprios municípios fortalece a atuação da atenção primária e engaja ainda mais os profissionais”, destacou o gestor.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.