A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Equidade em Saúde, realizará no dia (23/04) uma grande ação voltada à promoção da saúde na escola indígena CETI Oka Inaminanoko, em Teresina. A iniciativa tem como objetivo oferecer serviços de saúde e atividades educativas para alunos, familiares e profissionais da instituição, que atende estudantes das etnias Warão e Guajajara.
Cerca de 270 pessoas devem ser beneficiadas ao longo do dia com serviços de saúde e ações de prevenção. A atividade é resultado de uma ampla parceria entre a Sesapi, SEDUC-PI, PET-Saúde/Equidade da UFPI e UESPI, UBS Durvalino Couto (FMS), curso de Nutrição da Uninovafapi, além das secretarias da Agricultura Familiar e da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos.
Ações previstas
Entre os serviços que serão ofertados na escola, estão:
- Testagem para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)
- Atendimentos em saúde bucal
- Promoção da saúde mental
- Diálogos sobre o tabagismo
- Orientações sobre primeiros socorros
- Aferição de pressão arterial e glicemia capilar
- Avaliação antropométrica (peso, altura e IMC)
- Orientações sobre alimentação saudável
Segundo Filipe Silva, coordenador de Equidade em Saúde da Sesapi, a ação busca enfrentar desigualdades e garantir acesso a cuidados básicos para populações vulnerabilizadas.
“São ações e atividades que ajudam a enfrentar algumas das vulnerabilidades vividas por esses grupos. São atendimentos essenciais para a manutenção da saúde e que contribuem para melhorar a qualidade de vida dessas populações”, destacou.
A ação representa um esforço conjunto por inclusão, prevenção e promoção da saúde entre comunidades indígenas residentes em contexto urbano — e marca mais um passo do estado na construção de políticas públicas mais acessíveis e equitativas.