O prazo para que municípios de todo o Brasil solicitem novos equipamentos odontológicos destinados às unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) foi prorrogado até o dia (21/04). A iniciativa, que faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, é coordenada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo modernizar a estrutura odontológica da atenção primária e especializada em saúde bucal no país.
Ao todo, foram investidos R$ 22 milhões na compra de 15.134 equipamentos, que substituirão itens antigos e ampliarão o acesso da população a atendimentos com maior qualidade. Os municípios interessados devem realizar a solicitação por meio da plataforma e-Gestor, na aba “Equipamentos APS”.
Entre os itens disponíveis para distribuição estão:
- 2.636 motores reciprocantes para endodontia;
- 71 equipos odontológicos tipo cart;
- 2.636 localizadores apicais;
- 2.058 aparelhos de raio-X odontológico;
- 7.733 bombas a vácuo.
Como participar
O processo é totalmente online. Basta que o gestor municipal acesse o sistema e-Gestor com login e senha, e siga as instruções para cadastrar o pedido de equipamentos.
Para participar, o município precisa ter ao menos uma Equipe de Saúde Bucal (eSB) credenciada atuando na atenção primária ou contar com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) ou Serviço de Especialidades em Saúde Bucal (Sesb) homologado.
Não há um número máximo de itens por município. Os pedidos serão analisados com base na disponibilidade dos equipamentos e no grau de vulnerabilidade social das localidades solicitantes.
Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3315-9145.