A Unidade Mista de Saúde (UMS) Pedro Lopes, em Francinópolis, passou por uma reforma completa e já começa a transformar o atendimento à população do município e de cidades vizinhas. Com um investimento de R$ 696,6 mil, a unidade foi modernizada em diversos aspectos, desde a infraestrutura até a ampliação dos serviços oferecidos, com destaque para o funcionamento 24 horas com médicos de plantão e a implantação do Piauí Saúde Digital.
Entre as melhorias estruturais, a unidade recebeu novos sistemas elétrico, hidráulico e sanitário, além da renovação da cobertura, ambientes readequados e a chegada de novos equipamentos. Agora, os usuários contam com um espaço mais seguro, funcional e acolhedor.
Avanços tecnológicos e atendimento mais eficiente
Um dos grandes destaques da nova fase da unidade é a entrada no Programa Piauí Saúde Digital, que conecta Francinópolis a uma rede de especialistas por meio da telemedicina. Desde a implantação, já foram realizados 50 atendimentos remotos, com outros 50 já agendados.
Por meio do programa, os pacientes têm acesso a especialistas em áreas como cardiologia, ginecologia, neurologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, endocrinologia, dermatologia, nutrição, psicologia e urologia, além da emissão de laudos à distância, como o de eletrocardiograma (ECG).
Serviços ampliados e mais segurança no atendimento
Além do reforço médico, a UMS passou a oferecer exames laboratoriais para pacientes internados, implantou enfermarias separadas por sexo e adotou políticas essenciais para a qualidade e segurança do atendimento, como:
- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
- Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)
- Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)
Segundo a diretora da unidade, Joiciane dos Santos, as mudanças representam uma virada de chave para o município.
“Retomamos a coleta de exames laboratoriais, que agora são enviados para Elesbão Veloso. A presença de médicos em tempo integral e os avanços com o Saúde Digital e os núcleos de segurança tornaram o atendimento mais eficiente e humanizado”, afirma.
Mais de 29 mil procedimentos realizados
Somente entre 2023 e os primeiros meses de 2024, a unidade já contabiliza 29.859 atendimentos, entre medicação, curativos, inalação, suturas, urgência e emergência, sendo 23.895 apenas no ano passado e 5.964 em 2024 até agora.
Para o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, a nova estrutura da UMS Pedro Lopes fortalece a descentralização do sistema de saúde e amplia o acesso da população a um atendimento de qualidade.
“Esta nova unidade representa um marco importante na regionalização da saúde. Ela garante atendimento mais próximo, resolutivo e humanizado para quem vive na região Centro-Sul do Piauí”, reforça.