Em visita ao Super Centro Carioca de Saúde (SCCS) em Benfica, nesta quinta-feira (24/04), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou os avanços do centro no atendimento especializado, que já serve como modelo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser replicado em todo o país. Durante a visita, o ministro participou da inauguração do novo serviço de diálise peritoneal, uma alternativa importante para pacientes renais.
Redução do tempo de espera para mamografia e oftalmologia
O Super Centro Carioca de Saúde tem se destacado na redução significativa do tempo de espera para exames especializados. Entre 2018 e 2024, o tempo de espera para mamografias foi reduzido de 153 para 44 dias, enquanto o diagnóstico oftalmológico passou de 172 para 71 dias. Essa melhoria acelera o diagnóstico precoce de doenças graves, como o câncer de mama, e garante maior eficiência na saúde pública.
“O modelo do Super Centro Carioca, que reduz o tempo de espera para atendimento especializado, é o que o presidente Lula quer expandir para todo o país. Já são quase 2 milhões de atendimentos realizados aqui”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
Reforço na Atenção Primária com o Mais Médicos
Durante a visita, o ministro também recepcionou 55 novos médicos do Programa Mais Médicos, que irão reforçar a cobertura da Atenção Primária no Rio de Janeiro. Os profissionais atuarão em 239 unidades de saúde, entre clínicas da família e centros municipais, somando agora 416 profissionais do programa na cidade. Com essa ampliação, a cobertura de Saúde da Família no município chega a 79,37%.
Novo serviço de diálise peritoneal para pacientes renais
O novo serviço de diálise peritoneal no SCCS visa ampliar o atendimento a pacientes em terapia renal substitutiva, oferecendo uma alternativa à hemodiálise tradicional. A principal vantagem é a possibilidade de realizar o procedimento em casa, o que reduz o risco de infecções e evita os deslocamentos frequentes aos hospitais.
Atualmente, o Rio de Janeiro possui cerca de 3,2 mil pacientes em tratamento renal pelo SUS. O SCCS já conta com 50 aparelhos para diálise peritoneal, representando um aumento de 50% nas vagas disponíveis na rede credenciada. Até agora, 36 pacientes adotaram a técnica, e outros cinco estão em treinamento.
Sobre o Super Centro Carioca de Saúde
Considerado o mais moderno complexo de saúde da América Latina, o Super Centro Carioca de Saúde integra a rede pública de saúde e já realizou mais de 2 milhões de atendimentos desde sua inauguração em outubro de 2022. O centro, que é uma referência em tecnologia e atendimento humanizado, conta com investimentos federais de R$ 110 milhões anuais, o que representa 60% do custeio da unidade.
O SCCS inclui o Centro Carioca de Especialidades (CCE), o Centro Carioca do Olho (CCO) e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI), realizando em conjunto com as unidades avançadas uma média de 2,5 mil atendimentos especializados por dia.