A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizará nesta quinta-feira, (01/05), o III Fórum de Tuberculose e Hanseníase. O evento acontece no auditório Celso Barros, no Sesc Cajuína, em Teresina, e integra a programação oficial do VII Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde (CIAPS).
O fórum reúne profissionais de saúde para debater temas cruciais relacionados ao enfrentamento das duas doenças no estado. Entre os assuntos discutidos estão o panorama epidemiológico da tuberculose e hanseníase, formas de diagnóstico clínico e laboratorial, estratégias de prevenção da infecção latente da tuberculose e o uso de testes rápidos na avaliação de contatos de pacientes com hanseníase.
“Vamos trabalhar temas estratégicos como orientação, busca ativa de casos, referências, indicadores epidemiológicos e a realidade dessas doenças tanto no contexto local quanto global”, explica Ivone Venâncio, supervisora de Tuberculose da Sesapi.
O evento também tem caráter formativo. Profissionais da Atenção Primária — incluindo médicos e coordenadores de vigilância epidemiológica — das 12 Regiões de Saúde do Piauí estão sendo qualificados para melhorar o atendimento e o acompanhamento de casos de tuberculose e hanseníase na rede pública.