A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina reativou 23 consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital nos primeiros quatro meses de 2025. A ação faz parte de um esforço de reestruturação da rede pública de saúde bucal, que vinha sofrendo com a desativação de serviços essenciais.
No início da atual gestão, 42 dos 91 consultórios odontológicos estavam fora de operação — interditados pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) ou com serviços suspensos por falta de estrutura ou materiais. Com as reaberturas, metade das unidades inoperantes voltaram a funcionar.
Além disso, a FMS ampliou o atendimento de urgência odontológica, que agora está disponível em cinco dos seis pontos previstos. No começo do ano, apenas um local oferecia esse tipo de atendimento. As equipes de plantão são compostas por dentistas e auxiliares capacitados.
Reorganização e investimento
Segundo Dante Oliveira, gerente de saúde bucal da FMS, a situação inicial do setor era crítica. “Herdamos um cenário preocupante, com muitos consultórios interditados e déficit de insumos. Com planejamento e trabalho contínuo, estamos conseguindo recuperar a capacidade de atendimento e ampliar os serviços oferecidos à população”, afirma.
A população pode obter informações sobre os serviços disponíveis na rede municipal de odontologia por meio do canal “Zap Odonto”, pelo número (86) 98179-2576.
Unidades com consultórios reabertos
Confira abaixo as UBSs que tiveram os consultórios odontológicos desinterditados e reativados:
- UBS Deus Quer
- UBS Monte Castelo Tânia Melo
- UBS Irmã Dulce
- UBS Mário Rochi
- UBS Todos os Santos
- UBS Renascença
- UBS Parque Poti
- UBS Cidade Jardim
- UBS Santa Maria da Codipi
- UBS Jacinta Andrade II
- UBS Taboca do Pau Ferrado
- UBS Bela Vista Rural
- UBS Buenos Aires
- UBS Saci
- UBS Novo Horizonte
- UBS São Pedro
- UBS Santa Clara
- UBS Félix Francisco
- UBS Cerâmica Cil
- UBS Cacimba Velha



