O governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou nesta segunda-feira (23/06) que o estado atualmente registra o menor tempo de espera por consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. A declaração foi dada durante entrevista, com base em dados apresentados em reportagem do jornal O Globo, e destaca os avanços obtidos com o programa Piauí Saúde Digital.
Segundo o governador, desde sua implantação, em janeiro de 2023, o programa já realizou mais de 700 mil procedimentos médicos e está presente nos 223 municípios do estado. A iniciativa, que integra a estratégia de transformação digital do Governo do Piauí, utiliza a telemedicina para oferecer acesso gratuito a consultas em 12 especialidades médicas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, diretamente por meio de dispositivos móveis.
“Isso tem sido uma revolução”, declarou Fonteles. “Os serviços digitais estão transformando o acesso à saúde e garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento à população.”
Além do Saúde Digital, o plano de governo também prevê a universalização das Unidades de Serviços Digitais, com 178 postos já em funcionamento e a meta de alcançar os 224 municípios piauienses. Nessas unidades, os cidadãos podem acessar serviços como a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em formato digital, bem como navegar na internet para utilizar outros serviços públicos.
O avanço da digitalização no estado também foi reconhecido no Índice Abep-TIC 2024, que avalia o nível de transformação digital nas administrações públicas estaduais. O Piauí aparece na 3ª colocação no ranking nacional.
Entre as principais ferramentas desenvolvidas pela gestão estão as plataformas Gov.Pi Cidadão — que reúne mais de 200 serviços digitais e já conta com 300 mil contas ativas — e o Gov.Pi Empresas, voltado à desburocratização e agilidade nos processos empresariais. Ambos os sistemas reforçam a proposta do governo de combinar tecnologia, acessibilidade e eficiência na prestação de serviços públicos.