Tempo de espera por cirurgias eletivas no Piauí cai mais de 80% em dois anos

Reprodução: Foto/GOV PI

O tempo médio de espera por cirurgias eletivas nos hospitais da rede pública do Piauí caiu drasticamente nos últimos dois anos. Em fevereiro de 2023, a fila de espera girava em torno de 464 dias. Já em junho de 2025, essa média caiu para aproximadamente 79 dias — uma redução superior a 82%.

A melhoria é fruto de uma série de medidas adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesapi), com foco em ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos planejados, reduzir filas e regionalizar os atendimentos.

“Cirurgias eletivas são agendadas com antecedência, pois não se tratam de situações de urgência ou emergência. Ainda assim, a espera excessiva pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, buscamos soluções para acelerar esse processo”, explica Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, a meta é continuar reduzindo o tempo de espera e aproximar os serviços dos usuários. “Nosso foco é garantir que as cirurgias sejam realizadas dentro de um prazo adequado e, sempre que possível, perto do local de residência do paciente”, afirma.

Outro indicador positivo é o crescimento no número de procedimentos realizados. Entre janeiro e maio de 2025, foram feitas 15.085 cirurgias eletivas em todo o estado — um aumento de 22% em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 12.335 procedimentos.

Segundo Dirceu Campêlo, esse avanço tem sido possível graças ao fortalecimento da estrutura hospitalar. “Estamos ampliando salas cirúrgicas, adquirindo novos instrumentais e promovendo melhorias em toda a rede estadual para tornar o acesso mais rápido e eficiente”, pontua.

Com resultados expressivos e planejamento contínuo, o Governo do Piauí segue trabalhando para garantir que os usuários do SUS tenham um atendimento cirúrgico mais ágil, humano e descentralizado.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Uma resposta

  1. Estava na posição 1000 espero ansiosa para que esse número despenque…por se tratar de cirurgia eletiva sei que devo esperar meu caso não é urgência
    demorar demais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.