A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) enviou nesta terça-feira (01/07) um novo lote com 13 mil doses da vacina contra a dengue para o município de Teresina. Com a chegada do reforço, a capital ampliou a campanha de imunização para incluir adolescentes de 14 anos como público-alvo.
A vacinação ocorre por livre demanda, sem necessidade de agendamento, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e no posto do Teresina Shopping. Estão sendo aplicadas tanto a primeira dose para adolescentes de 14 anos quanto a segunda dose para aqueles que já iniciaram o esquema vacinal, mas estão com o calendário em atraso.
“A vacinação será em livre demanda em todas as UBS, tanto para a primeira dose em adolescentes de 14 anos como para adolescentes que estejam com a segunda dose da vacina em atraso”, explicou Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.
Segundo dados do IBGE, Teresina possui cerca de 57 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos — grupo com maior número de hospitalizações por dengue. No entanto, apenas pouco mais de 14 mil foram imunizados até agora. A ampliação da faixa etária visa acelerar a cobertura vacinal e reduzir internações e agravamentos da doença.
Esquema vacinal e critérios
O esquema vacinal contra a dengue é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A vacina é administrada por via subcutânea e está disponível para adolescentes de 14 anos que apresentem documento com CPF ou cartão do SUS. O cartão de vacinação é desejável, mas não obrigatório.
Contraindicações
A vacina não é recomendada para:
- Gestantes e lactantes;
- Imunossuprimidos e pessoas com HIV sintomático;
- Menores de 4 anos e maiores de 60;
- Indivíduos que tiveram dengue recentemente (devem aguardar seis meses para iniciar a imunização).
“Reforçamos a importância da adesão à vacinação como estratégia essencial para o enfrentamento da dengue, por isso orientamos que a população busque pelas UBS mais próximas das suas casas para garantir a imunização no prazo adequado”, alertou Bárbara Pinheiro.
A ampliação da vacinação ocorre em um momento de alerta para os índices de hospitalização por arboviroses em todo o estado, e faz parte das estratégias do Piauí para mitigar o avanço da dengue nas populações mais vulneráveis.