Mais médicos: mais de 3 mil profissionais iniciam atuação em municípios e comunidades indígenas

Reprodução: Ministério da saúde

Mais 3.173 médicos do Programa Mais Médicos começaram, nesta terça-feira (02/07), a atuar em 1.618 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). A iniciativa, do Ministério da Saúde, visa reforçar a atenção primária e acelerar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).

Do total, 3.065 profissionais irão compor Equipes de Saúde da Família, e 108 atuarão diretamente nos territórios indígenas. Esta etapa marca um avanço do programa, que registrou recorde de mais de 45 mil médicos inscritos no último edital.

A chegada dos profissionais formados no Brasil e com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) ocorre entre os dias 2 e 7 de julho. Já os brasileiros formados no exterior participam, a partir de 4 de agosto, do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), com capacitação em urgência, emergência e doenças prevalentes nas regiões de atuação.

Redução de filas e mais acesso à saúde especializada

Segundo o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, os novos médicos reforçarão o atendimento primário e facilitarão a entrada dos pacientes em outros níveis do SUS.

“São mais de três mil profissionais qualificando o atendimento, reduzindo o tempo de espera. O programa também investe na formação continuada, com especialização em Medicina de Família e mestrado profissional em Saúde da Família”, afirmou.

A atuação dos médicos será integrada aos sistemas eletrônicos de saúde, como o prontuário eletrônico, agilizando encaminhamentos e garantindo melhor acompanhamento dos usuários.

Distribuição leva em conta a vulnerabilidade social

A distribuição dos médicos seguiu critérios baseados na Demografia Médica 2025, estudo elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira (AMB). O levantamento mostra desigualdade na distribuição de médicos no Brasil, especialmente em áreas de pequeno porte e maior vulnerabilidade social.

Do total de vagas preenchidas:

  • 75,1% são para municípios de pequeno porte;
  • 11,1% para municípios de médio porte;
  • 13,8% para municípios de grande porte.

Cobertura nacional

O Programa Mais Médicos já alcança 4.200 municípios, cobrindo 77% do território nacional e beneficiando mais de 63 milhões de brasileiros. Com a meta de chegar a 28 mil médicos, o programa conta atualmente com cerca de 24,9 mil profissionais em atividade.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.