Com o intuito de planejar estratégias conjuntas para o “Julho das Pretas”, a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) promoveu, nesta última quarta-feira (02/07), uma reunião formativa com os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) de 18 municípios piauienses. O encontro, realizado de forma virtual, teve como foco central o fortalecimento da visibilidade e do protagonismo das mulheres negras, além da luta contra o racismo e o sexismo.
A iniciativa faz parte da preparação para o Julho das Pretas, campanha nacional voltada para a valorização da trajetória das mulheres negras brasileiras e o combate às múltiplas formas de violência e exclusão enfrentadas por elas. Durante o encontro, foram discutidas propostas de ações que possam ser desenvolvidas localmente, de maneira integrada e com impacto efetivo nas comunidades.
A reunião foi conduzida pelas coordenações de Organismos de Políticas para as Mulheres e de Mulheres Negras Rurais e Indígenas da SEMPI, que apresentaram sugestões de atividades e orientações para a construção de um plano de ação coletivo, envolvendo as gestões municipais.
“Iniciamos o mês de julho alinhando com os municípios a programação do Julho das Pretas. Compartilhamos ideias de ações que cada cidade pode adaptar à sua realidade, promovendo um trabalho articulado e eficaz. No fim do mês, esperamos receber o retorno das secretarias sobre as atividades realizadas. Essa troca é fundamental para garantir que as políticas públicas de equidade de gênero e raça sejam colocadas em prática nos territórios”, destacou Louise Soares, coordenadora dos OPMs da SEMPI.
Celebrado anualmente em todo o país, o Julho das Pretas marca a resistência e a luta das mulheres negras por direitos, igualdade e reconhecimento social. A campanha também evidencia a importância de políticas públicas específicas para combater as desigualdades raciais e de gênero que ainda persistem no Brasil.