O estado do Piauí dará um passo importante na promoção da saúde pública e no combate ao abandono de animais com o lançamento do Castramóvel Sarapatinhas. O evento ocorrerá neste sábado (05/07), a partir das 9h, na praça da Ação Comunitária, no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina, com atendimentos até as 17h.
Idealizado pela protetora de animais Thanandra Sarapatinhas, o Castramóvel contará com o apoio do Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios (CDTER). A ação visa realizar a castração gratuita e itinerante de cães e gatos, com o objetivo de reduzir o número de animais abandonados e controlar a reprodução indesejada, o que também contribui para a prevenção de doenças graves.
Atendimentos gratuitos e itinerantes
Além das castrações, o projeto também oferecerá vacinação antirrábica e avaliação veterinária. Para o lançamento, 60 animais foram previamente selecionados por meio de um cadastro online, realizado no site do projeto: Castramóvel Sarapatinhas, e essa mesma média será mantida nas próximas edições.
“Criamos um site, onde recebemos, antecipadamente, o cadastro dos 60 bichinhos que serão castrados neste sábado. Essa média também valerá para as próximas edições do projeto”, explicou Thanandra Sarapatinhas, defensora da causa animal.
Expansão para outros municípios
O Castramóvel Sarapatinhas funcionará de forma mensal e itinerante, atendendo inicialmente as zonas de Teresina, com planos de expansão para outras cidades do estado, como Parnaíba e Cocal. O coordenador-geral da CDTER, Gustavo de Carvalho, destacou a importância do projeto, que tem como objetivo, além da castração, a ampliação das ações para outros territórios do Piauí.
“O apoio da pasta será voltado para a logística e estrutura das atividades, bem como a articulação para expandir as ações do castramóvel para outros territórios de desenvolvimento”, afirmou o gestor.
Critérios para o serviço de castração
Para as próximas edições, os tutores interessados em castrar seus animais devem realizar um cadastro prévio no site do projeto. A prioridade será dada a tutores de baixa renda, com animais de até 20 kg e com máximo de 7 anos de idade, devido a limitações para exames clínicos em animais mais velhos ou acima desse peso.
Thanandra Sarapatinhas explicou que esses critérios foram estabelecidos para garantir a segurança dos animais. “Os animais acima dessa faixa etária precisariam de exames adicionais que não estão disponíveis no castramóvel”, afirmou.
Sobre a idealização do projeto
Thanandra Sarapatinhas, ex-parlamentar e suplente de vereadora de Teresina, tem uma forte atuação na defesa dos direitos dos animais. Ela possui um longo histórico de resgates e cuidados com animais de rua. A estrutura do castramóvel foi adquirida com recursos próprios e é, para ela, a realização de um sonho de infância. O projeto recebeu o nome carinhoso de “CastraPatinhas” e é um marco na sua trajetória de ativismo.
O Castramóvel Sarapatinhas conta também com o suporte da emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Rubens Vieira, e tem o apoio de profissionais qualificados, com a supervisão do prof. Dr. Gerson Tavares, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uninassau.
Respostas de 3
Boom dia! Adorei a iniciativa,na cidade de Porto Pi estamos precisando desse serviço e com muita urgência. Eu tenho 35 gatos e não sei mais o que fazer,está fora do meu controle,apesar de todo cuidado que tenho. Como vcs podem me ajudar?
Boom dia! Adorei a iniciativa,na cidade de Porto Pi estamos precisando desse serviço e com muita urgência. Eu tenho 35 gatos e não sei mais o que fazer,está fora do meu controle,apesar de todo cuidado que tenho. Como vcs podem me ajudar? Aguardando resposta
Que tal vcs fazerem esse serviço intinerante nos municípios do Piauí? Começando, inclusive,pela cidade de Porto que fica ao norte do estado.