Os serviços de saúde pública da cidade do Rio de Janeiro funcionarão normalmente durante o ponto facultativo desta sexta-feira (04/07) e o feriado da próxima segunda-feira (07/07), devido à Cúpula do Brics, que ocorrerá na capital fluminense.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES-RJ) informou que os hospitais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão operando normalmente em toda a cidade. Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), único operado pela secretaria, seguirá com atendimento 24 horas por dia.
O salão de doadores do Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, nº 8, no centro do Rio, também estará aberto diariamente para coleta de sangue, das 7h às 18h.
Serviços específicos de imagem e exames
O Rio Imagem da Avenida Presidente Vargas, no centro, funcionará de sexta (04/07) a segunda-feira (07/07), exclusivamente para os seguintes exames:
- Ressonância magnética
- Tomografia computadorizada
- Raio-X
- Mamografia
Na terça-feira (08/07), o serviço volta a oferecer outros procedimentos, como ultrassonografia, ecocardiograma e biópsias.
O Rio Imagem de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, manterá o funcionamento normal em todos os dias.
Já o Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini, localizado no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, zona sul do Rio, estará fechado na sexta (04/07) e na segunda (07/07), com retomada dos atendimentos a partir de terça-feira (08/07).
Cúpula do Brics movimenta capital
A Cúpula do Brics, que ocorre no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro da cidade, reúne chefes de Estado dos países membros do grupo. As delegações estão hospedadas, em sua maioria, na zona sul da capital fluminense.
O Brics é um grupo de países emergentes formado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China — conhecido como Bric. Em 2011, a África do Sul foi incorporada, tornando-se o Brics.
Desde então, o grupo passou por expansão:
- Em 1º de janeiro de 2024, ingressaram Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã como membros plenos.
- Em 6 de janeiro de 2025, foi a vez da Indonésia.
A realização do evento no Rio traz reflexos na mobilidade urbana e no funcionamento de alguns serviços, mas os atendimentos essenciais à saúde estão garantidos em todas as regiões da cidade.
Fonte: Agência Brasil