A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciará um processo de qualificação e atualização de 800 profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam no serviço de pré-natal em todos os municípios do estado. A ação será conduzida pela Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (DUVAS), por meio de oficinas presenciais direcionadas às equipes da Atenção Primária em todas as macrorregiões de saúde do Piauí.
Segundo Alzenir Moura Fé, coordenadora estadual de Saúde da Mulher, o objetivo da iniciativa é aprimorar a qualidade da assistência prestada às mulheres durante o pré-natal, o parto e o puerpério, visando a redução da mortalidade materno-infantil no estado. “A prioridade são as equipes da ESF que realizam o acompanhamento do pré-natal. Buscamos qualificar os profissionais para melhorar a assistência à saúde da mulher em todas as etapas”, afirma Alzenir.
A primeira oficina de qualificação ocorrerá nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Teresina, no Diferencial Buffet, e contemplará cerca de 200 profissionais da Macrorregião Meio Norte.