O Piauí tem se destacado no combate às doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no Brasil. De acordo com dados da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (IVIS), do Ministério da Saúde, o estado alcançou o maior índice de redução de mortes por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no país, além de figurar em segundo lugar na diminuição de óbitos por Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre 2020 e 2024.
O Painel de Monitoramento da Mortalidade CID-10 revela que a taxa de mortalidade por IAM no Piauí apresentou uma queda de 55%, o maior percentual entre as unidades da federação, passando de 1.883 óbitos em 2020 para 847 em 2024. Para o AVC, o estado também obteve uma redução de 55%, diminuindo de 913 para 408 mortes no mesmo período, ficando atrás apenas da Paraíba, que registrou uma queda de 60%.
Esses avanços são atribuídos às Linhas de Cuidado para Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Cerebral (AVC), criadas pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) em setembro de 2022. A iniciativa visa fortalecer a rede de saúde e garantir um atendimento ágil e eficaz para os pacientes dessas condições graves. Desde a implementação do serviço, quase mil trombólises foram realizadas, um procedimento crucial para aumentar as chances de recuperação sem sequelas quando administrado dentro da janela de tempo recomendada.
Benoni Carvalho, médico cardiologista e coordenador das Linhas de Cuidado do IAM e AVC na Sesapi, destacou os avanços no cuidado das doenças cardiovasculares no estado: “Esse resultado é um reflexo do nosso compromisso com a prevenção e o tratamento de doenças cardíacas, oferecendo um atendimento de qualidade na rede pública e contribuindo para a redução da mortalidade. Nosso objetivo é expandir ainda mais os serviços das Linhas de Cuidado, garantindo um atendimento cada vez mais rápido e eficaz”, afirmou.
Além do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, as Linhas de Cuidado para IAM e AVC estão presentes em diversos hospitais estaduais, como os de Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri, Campo Maior, Parnaíba, além de Oeiras e Bom Jesus, que atendem especificamente casos de infarto.