A cegueira pode surgir de forma silenciosa e comprometer a visão de forma irreversível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados. No Brasil, cerca de 6,5 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência ocular, segundo o IBGE.
Causas da cegueira
A catarata e o glaucoma estão entre as principais causas de cegueira. A catarata, que pode ser tratada cirurgicamente, é responsável por 47% dos casos de cegueira reversível. O glaucoma é uma doença silenciosa que aumenta a pressão ocular e pode levar à cegueira se não tratada.
Especialistas alertam que pessoas com comorbidades como diabetes, hipertensão e problemas na tireoide devem redobrar a atenção com a saúde ocular. O diabetes pode causar retinopatia diabética, enquanto hipertensão pode levar à retinopatia hipertensiva, ambas afetando a visão. Doenças como a artrite reumatoide também podem comprometer a saúde ocular.
Sinais de alerta
Oito sinais que indicam a necessidade de avaliação médica incluem:
- Visão turva
- Dor e pressão nos olhos
- Flashes de luz
- Sombras
- Manchas escuras
- Dificuldade para enxergar no escuro
- Fotofobia (sensibilidade à luz)
- Dores de cabeça
Se qualquer sintoma persistir por mais de três dias, é essencial procurar um oftalmologista.
Prevenção de doenças oculares
A prevenção começa com o teste do olhinho na maternidade e deve continuar com avaliações periódicas na infância e vida adulta, especialmente após os 40 anos, e mais ainda para quem tem histórico familiar de doenças oculares.
É fundamental realizar exames oftalmológicos regulares, pois doenças como o glaucoma e a retinopatia diabética são silenciosas e podem causar danos irreversíveis. O cuidado com a visão é essencial para a qualidade de vida, e a prevenção é o melhor caminho para evitar a cegueira.