A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de todos os lotes do produto Metbala, uma bala do tipo gummy à base de tadalafila, usada no tratamento da disfunção erétil. A resolução foi publicada nesta quarta-feira (14/05) no Diário Oficial da União.
De acordo com a agência, o produto estava sendo comercializado de forma irregular, sem registro ou qualquer tipo de autorização sanitária. Além disso, a empresa FB Manipulação Ltda, responsável pela bala, não possui permissão legal para fabricar medicamentos no Brasil.
Com a decisão, ficam proibidas a fabricação, comercialização, distribuição, manipulação, propaganda e uso da bala, tanto por empresas quanto por pessoas físicas. A Anvisa alerta que veículos de mídia que divulgarem o produto também podem ser penalizados.
“Medicamentos só podem ser vendidos por farmácias e drogarias autorizadas e devem ter registro na Anvisa, o que comprova sua eficácia, segurança e qualidade”, reforçou a agência em nota.
A tadalafila é uma substância que exige prescrição médica e avaliação clínica individual, devido aos riscos que seu uso pode representar em determinados casos. A Anvisa também fez um alerta contra a automedicação e a compra de medicamentos fora dos canais autorizados.
“Esses produtos não são inofensivos. Automedicar-se é perigoso e pode colocar a saúde em risco. Quem promove ou vende medicamentos irregulares comete infração sanitária e está sujeito a multas e outras penalidades”, concluiu o comunicado.
Fonte:
Agência Brasil