A Prefeitura de Angra dos Reis, localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, declarou, nesta última terça-feira (08/04), situação de emergência em saúde pública no município, devido aos impactos das enchentes nas estruturas de saúde. A medida foi adotada após o comprometimento das atividades do Complexo de Saúde do Parque Mambucaba, que inclui a Clínica da Família, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) 24h, o Centro de Especialidades Odontológicas e o SPA Odontológico.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Ramos, as unidades de saúde, que atendem cerca de 40 mil pessoas da região, foram severamente atingidas pelas inundações. “No Complexo de Saúde, houve perdas de computadores, móveis, insumos, medicamentos e prontuários físicos”, informou o secretário.
O decreto tem validade de 180 dias, durante os quais a Secretaria Municipal de Saúde está autorizada a adotar medidas administrativas urgentes, incluindo a aquisição direta de bens e serviços essenciais para garantir a continuidade do atendimento à população. Após um mutirão de limpeza e desinfecção, os serviços foram retomados, com exceção do Centro Odontológico, que segue com atendimento temporariamente suspenso. Os pacientes estão sendo direcionados para o Serviço de Pronto Atendimento Odontológico no bairro do Frade.
Alerta sobre doenças
A emergência em saúde pública também acende um alerta para o aumento do risco de doenças como hepatite A, leptospirose e dengue, enfermidades frequentemente associadas a períodos de enchentes. A Secretaria de Saúde orienta que qualquer pessoa que tenha tido contato com águas de enchente procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima, caso apresente sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça, diarreia ou outras condições incomuns.
Fonte: Agência Brasil