O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento alarmante de 189% nas hospitalizações de idosos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus influenza em 2024, em comparação a 2023. Diante desse cenário, a empresa Sanofi promoveu, na última quarta-feira (26/03), o evento Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da gripe em pessoas com mais de 60 anos.
A gripe, além de ser altamente contagiosa, pode desencadear complicações graves em idosos, especialmente devido aos baixos índices de vacinação e à sazonalidade do vírus. Com a chegada do outono e a mudança do clima em várias regiões do país, as temperaturas mais baixas favorecem a circulação da influenza, tornando a imunização ainda mais essencial para reduzir os riscos de infecção e hospitalização.
Estudos indicam que, a partir dos 40 anos, o risco de ataque cardíaco aumenta em dez vezes e o de acidente vascular cerebral (AVC) em oito vezes nos primeiros três dias após uma infecção por influenza. Além disso, idosos continuam com um risco elevado de AVC por até dois meses após a contaminação. Esse impacto se reflete no aumento de 187% das admissões em unidades de terapia intensiva (UTI) e em um crescimento de 157% no número de óbitos relacionados à doença.
Diante desse cenário, médicos reforçam a importância da vacinação como principal forma de prevenção, além da adoção de medidas de proteção, como evitar locais fechados e com grande aglomeração, higienizar as mãos frequentemente e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas graves da gripe.
Fonte: Agência Brasil