Florianópolis recebe, nesta quarta (12/03) e quinta-feira (13/03), a penúltima edição da Caravana Forma SUS, uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O evento busca promover o diálogo entre docentes, estudantes, residentes, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além de representantes de movimentos sociais, com foco na formação profissional na área da saúde.
A iniciativa, que está percorrendo diversas regiões do país, será concluída ao final de março em Brasília. Entre os principais objetivos da Caravana Forma SUS estão a ampliação das discussões sobre o processo formativo de estudantes da área da saúde, a formalização de parcerias entre instituições de ensino e serviços de saúde, a promoção de experiências no SUS para diferentes atores e a garantia de permanência estudantil para grupos mais vulneráveis. O evento também busca fortalecer atividades e programas que integrem ensino, pesquisa e extensão com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho.
Os encontros da caravana abordam o conceito do SUS como espaço de aprendizado, além de monitorar a execução de projetos como o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e debater as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da área. Outro ponto em pauta é o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), que organiza e regula os cenários de prática para estudantes.
A Caravana Forma SUS já percorreu cidades como Manaus, Fortaleza, São Paulo, Belém e Recife, reunindo até 60 participantes por estado e envolvendo aproximadamente 1,8 mil pessoas ao longo de toda a iniciativa. Cada edição é estruturada em quatro turnos de trabalho distribuídos em dois dias de atividades.
Serviço: Evento: Caravana Forma SUS em Florianópolis (6ª edição)
Data: 12 e 13 de março de 2025
Local: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Horário: 9h às 18h