O Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou, na tarde desta sexta-feira (27/06), a abertura do I Webinar da Comissão de Saúde e Espiritualidade, com o tema “Saúde e Espiritualidade: o panorama das evidências científicas e prática clínica”. O evento marca um momento histórico na abordagem institucional da espiritualidade como parte integrante do cuidado em saúde, reunindo especialistas e representantes da medicina para discutir o impacto dessa dimensão no bem-estar físico e emocional dos pacientes.
Na abertura do encontro, a conselheira federal Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, que também é a 2ª vice-presidente do CFM e coordenadora da comissão, destacou a relevância da iniciativa: “Hoje é um dia muito feliz para todos nós do Conselho Federal de Medicina. É o primeiro webinário sobre o impacto da prática da espiritualidade na saúde das pessoas”. Rosylane agradeceu ao presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, e ressaltou que o objetivo da comissão é produzir uma diretriz baseada em evidências que oriente a prática médica no tema.
Durante o evento, o médico e padre Aníbal Gil Lopes trouxe uma reflexão sobre os aspectos emocionais e existenciais dos pacientes, destacando que a dor da alma pode ser ainda mais severa que a dor física. Para ele, reconhecer a espiritualidade como parte do tratamento é essencial para enxergar o paciente como um ser integral. A abordagem foi amplamente endossada pelos participantes do webinar, que apontaram a importância de humanizar o cuidado clínico.
O presidente em exercício do CFM, Emmanuel Fortes, também participou do encontro e reforçou a importância da espiritualidade na vida humana. “Quanto menos conflitos íntimos, mais assertividade na ação, mais harmonia no contexto da vida”, afirmou. Fortes ressaltou ainda que a espiritualidade vai além do físico e precisa ser debatida com seriedade e profundidade. O evento se soma aos esforços do CFM para incorporar discussões técnicas e científicas sobre o tema nas práticas médicas no Brasil.