Com avanço da covid-19, São Gabriel da Cachoeira (AM) volta a exigir uso de máscaras

Reprodução: imperioame/pixabay

Diante do aumento expressivo nos casos de covid-19, a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. A medida foi anunciada na última sexta-feira (25/04) e atinge espaços como repartições públicas, escolas, comércios, igrejas e transportes coletivos.

Localizado na região conhecida como “cabeça do cachorro”, o município tem cerca de 90% da população formada por indígenas, e está a mais de 850 km de Manaus. Segundo dados da Defensoria Pública do Estado, somente no mês de abril, a cidade registrou quase 400 casos positivos de covid-19, entre os 897 testes realizados. Em março, haviam sido 87 confirmações. Para efeito de comparação, em dezembro de 2023, o município havia registrado apenas 14 casos.

A recomendação partiu da Defensoria Pública, que também alertou para o aumento de outras viroses respiratórias. “Mesmo os testes negativos para covid-19 revelam a presença de outros vírus em circulação, o que representa um risco à saúde da população”, destacou o defensor público Marcelo Barbosa, no ofício enviado à Secretaria Municipal de Saúde.

Além das máscaras, o decreto determina restrições para o acesso às áreas indígenas. Apenas pessoas com a caderneta de vacinação atualizada contra a covid-19 ou com teste negativo realizado nas últimas 48 horas poderão entrar nesses territórios. A fiscalização será feita por órgãos municipais em conjunto com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

A prefeitura também anunciou o adiamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), que estava previsto para acontecer no sábado. Uma nova data será divulgada futuramente.

Enquanto durar a recomendação das autoridades de saúde, o decreto seguirá em vigor. O descumprimento das medidas poderá resultar em sanções administrativas e outras penalidades previstas na legislação.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando testes rápidos de covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para moradores com sintomas gripais.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.