O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou nesta última quarta-feira (26/03) de duas importantes reuniões: a 3ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (Conare), com o objetivo de fortalecer o diálogo entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. “Nosso objetivo é construir uma agenda compartilhada. Temos um desafio complexo a ser enfrentado, e por isso precisamos aproveitar este ambiente de legitimidade para fortalecer o SUS em benefício da sociedade brasileira”, declarou Padilha.
Na assembleia do Conass, o ministro destacou a importância do alinhamento entre os estados para melhorar a saúde pública em todo o país. “Nosso esforço é entender e atender às demandas para termos uma agenda eficaz e compartilhada”, afirmou Padilha, ressaltando que o Brasil vive um momento de reconstrução, especialmente após os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.
Durante a reunião, foi anunciada a eleição da nova presidente do Conass para o biênio 2025-2026. Tânia Mara Coelho, secretária de saúde do Ceará, foi eleita pelos seus pares e substituirá Fábio Baccheretti, secretário de saúde de Minas Gerais. A posse acontecerá no final de abril.
Na reunião do Conare, Padilha apresentou os novos secretários do Ministério da Saúde aos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Desde que assumiu a pasta, Padilha tem reforçado a importância da colaboração entre as esferas federal, estadual e municipal para a reconstrução do SUS, após os retrocessos do governo anterior. “Precisamos reconstruir os fluxos, as equipes e enfrentar os desafios que a pandemia trouxe, além de novos desafios relacionados ao nosso modo de viver e aos determinantes sociais”, comentou.
O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, também enfatizou a necessidade de fortalecimento do sistema de saúde. “Vamos continuar o trabalho de fortalecimento do nosso sistema e seguir juntos pelo SUS”, afirmou.
A reunião contou com a presença de vários secretários do Ministério da Saúde, incluindo Adriano Massuda (Secretário Executivo), Felipe Proenço (Gestão do Trabalho e Educação na Saúde), Weibe Tapeba (Saúde Indígena), Fernanda de Negri (Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde), Mozart Sales (Atenção Especializada à Saúde) e Ana Luiza Caldas (Atenção Primária à Saúde).