Nutricionista explica como os dois suplementos podem potencializar os resultados
Nos últimos tempos, a creatina e o psyllium têm ganhado destaque no mundo dos suplementos alimentares, especialmente por seus potenciais benefícios no processo de perda de peso. Quando combinados, esses dois produtos podem ajudar a potencializar os efeitos desejados, desde que usados corretamente.
Creatina e psyllium: uma boa combinação
De acordo com a nutricionista e personal trainer Aline, a mistura desses suplementos não apresenta contraindicações. “A creatina e o psyllium podem ser consumidos juntos, pois não interferem um no outro. Na verdade, eles acabam se potencializando, ajudando na perda de gordura corporal. A creatina é conhecida por melhorar a produção de energia muscular, o que aumenta a força e melhora o desempenho nos treinos. Já o psyllium, por ser uma fibra, regula o trânsito intestinal, proporciona saciedade e auxilia na regulação da glicemia”, explica Aline.
A profissional ainda destaca que, ao ser ingerido com água, o psyllium se transforma em um gel, que não só aumenta a sensação de saciedade, mas também estimula os movimentos intestinais. Isso pode melhorar a digestão e, consequentemente, otimizar o processo de queima de gordura.
Cuidados ao consumir antes do treino
Apesar dos benefícios, Aline alerta sobre um possível desconforto se o psyllium for consumido imediatamente antes do treino. “Em algumas pessoas, o psyllium pode causar desconforto intestinal se tomado muito próximo ao momento do exercício. No entanto, se não houver nenhum problema, o consumo antes do treino é perfeitamente seguro”, afirma.
Como potencializar o efeito dos suplementos
Para otimizar os resultados da combinação de creatina e psyllium, Aline enfatiza a importância de uma boa hidratação e uma alimentação equilibrada. “O consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia é essencial. Além disso, uma dieta saudável e anti-inflamatória, composta por carboidratos complexos como arroz integral, pães integrais e batata-doce, além de frutas, legumes e proteínas magras, é fundamental para potencializar os efeitos dos suplementos”, recomenda.
Atenção para quem deve evitar o psyllium
Embora o psyllium traga benefícios, ele não é indicado para todos. Pessoas com prisão de ventre crônica, excesso de gases ou crianças menores de 6 anos devem evitar o consumo deste suplemento.
A nutricionista destaca que o psyllium é uma excelente opção para quem tem dificuldades em se sentir satisfeito após as refeições. “Uma boa estratégia é consumir o psyllium 30 minutos antes das principais refeições, pois ele cria um gel que auxilia na sensação de saciedade e ajuda no controle do apetite”, finaliza Aline.