A cantora Tays Reis gerou um grande alvoroço nas redes sociais ao compartilhar um episódio envolvendo sua filha, Pietra, fruto do relacionamento com o cantor Biel, que foi inicialmente diagnosticada com febre aftosa por um médico. A criança, que apresentava feridas na boca e bolhas nas mãos e nos pés, foi mais tarde diagnosticada corretamente com Síndrome Mão-Pé-Boca, uma infecção viral comum em crianças e altamente contagiosa.
Em um desabafo, Tays expressou a confusão gerada pela primeira suspeita: “Eu nunca vi isso na minha vida. Febre aftosa é o que dá em animal. Existe gripe aftosa que se dá em criança? O médico está certo ou errado? Agora fiquei confusa, gente”, disse ela, visivelmente abalada com o diagnóstico inicial.
Mas será que febre aftosa realmente pode afetar crianças, como foi dito ao profissional?
Febre aftosa não afeta humanos
Para esclarecer a dúvida, o médico infectologista Fábio Amorim, do Hospital Couto Maia, em Salvador, conversou com o CORREIO. Segundo o especialista, a chance de a febre aftosa afetar seres humanos é praticamente nula, especialmente no caso de crianças.
“Febre aftosa é uma doença animal, que afeta bovinos, caprinos e suínos. Se houver algum caso humano, geralmente está ligado a trabalhadores rurais que tiveram contato direto com vacinas de febre aftosa e, em situações muito específicas, poderiam acabar se contaminando. No caso de uma criança, isso é extremamente improvável. Ela só poderia contrair a doença se tivesse um contato muito próximo com um animal infectado, o que é muito raro”, explicou Fábio Amorim.
Síndrome Mão-Pé-Boca, a verdadeira causa
A Síndrome Mão-Pé-Boca, por outro lado, é uma infecção viral muito comum em crianças, especialmente menores de 5 anos, e pode causar sintomas semelhantes aos descritos por Tays Reis. O diagnóstico correto foi, portanto, a condição mais frequente entre os pequenos, que pode ser transmitida por contato direto com secreções de pessoas ou superfícies contaminadas.
O que é a febre aftosa?
De acordo com o Plano de Saúde Animal do Governo Federal, a febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que afeta principalmente animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. Ela é causada por um vírus e é caracterizada por febre e o surgimento de aftas na boca e nos pés dos animais. Se não forem tomadas as medidas de controle adequadas, a doença pode se espalhar rapidamente.
No Brasil, a febre aftosa é um problema controlado, com vacinação obrigatória de bovinos e búfalos, de acordo com o calendário oficial de cada estado, exceto Santa Catarina, que é livre de febre aftosa desde 2007.
Fonte: Correio24horas