Com a chegada do mês de junho e o aumento dos eventos juninos em Teresina, a Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) intensificou as ações de orientação e fiscalização sanitária para garantir a segurança alimentar da população.
A atuação da GEVISA envolve reuniões com organizadores de eventos, nas quais são repassadas orientações sobre normas sanitárias, estrutura adequada, manipulação de alimentos e higiene dos pontos de venda. Com base nessas informações, a equipe técnica organiza fiscalizações presenciais (“in loco”) durante as festas.
“Vamos verificar as condições higiênico-sanitárias do local, desde a estrutura apresentada, o correto acondicionamento dos alimentos, validade dos produtos, exposição e higiene do manipulador”, explica a gerente da Vigilância Sanitária, Jeanyne Seba.
Fiscalização e prevenção de riscos
A ação visa prevenir riscos à saúde pública, especialmente relacionados a alimentos comercializados nas barracas e por vendedores ambulantes. A fiscalização busca identificar e corrigir falhas que possam causar doenças de origem alimentar, como intoxicações e infecções.
Além da atuação dos fiscais, a Vigilância destaca a importância da colaboração do público para garantir a segurança durante os festejos.
Dicas para o consumidor
A gerente Jeanyne Seba orienta os frequentadores das festas juninas a ficarem atentos a detalhes que podem indicar riscos sanitários:
- Evite reutilização de palitos: ao consumir um espetinho, quebre o palito após o uso;
- Exija itens descartáveis: como copos, pratos e talheres;
- Observe a higiene dos vendedores e das barracas;
- Confira a validade das bebidas e produtos industrializados;
- Evite alimentos manipulados por pessoas com adornos (anéis, pulseiras, relógios) ou que manuseiem comida e dinheiro ao mesmo tempo;
- Prefira locais que utilizem toucas, luvas e jalecos adequados;
- Descarte o lixo no local correto para manter o ambiente limpo e seguro.
Denúncias e contato
A população também pode colaborar fazendo denúncias sobre irregularidades sanitárias diretamente à Vigilância Sanitária pelo telefone:
📞 (86) 3198-3878