A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reforçando suas ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval em Teresina. De 28 de fevereiro a 4 de março, equipes volantes estarão presentes em bares, clubes e blocos de rua para distribuir preservativos e fornecer orientações sobre a importância da proteção durante as festividades.
A coordenadora do núcleo de IST da FMS, Alana Niége, destaca que, assim como nos outros períodos de carnaval, o trabalho de conscientização também será ampliado nas unidades de saúde, incluindo hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, realizaremos atividades educativas sobre o uso correto do preservativo e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis”, afirma Alana.
As ações serão realizadas em diferentes horários, acompanhando o ritmo das festividades. Na sexta, sábado e segunda-feira, os atendimentos ocorrerão durante a noite, enquanto no domingo e na terça-feira, com as matinês, as atividades serão concentradas no período diurno. “Nossa equipe estará presente todos os dias com ações voltadas para a prevenção e promoção da saúde, oferecendo materiais educativos sobre ISTs, HIV/AIDS e hepatites virais”, explica a coordenadora.
Além da atuação direta durante o carnaval, a FMS já iniciou a intensificação da prevenção por meio do programa Amar Sem Preconceito, que existe desde 2013. O projeto visa fortalecer o vínculo com a rede de atenção básica do SUS e, principalmente, conscientizar a população sobre a importância do uso do preservativo para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. “A principal mensagem é de que as ISTs podem ser prevenidas, e o uso da camisinha continua sendo a maneira mais eficaz de proteção”, reforça Alana.