A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove, na próxima segunda-feira (10/03), às 8h, o lançamento do Projeto Samuzinho. O evento acontecerá no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizado na Avenida Miguel Rosa, no bairro Macaúba. Destinado a crianças de 6 a 12 anos, o projeto tem como principal objetivo ensinar noções de primeiros socorros, capacitando os pequenos a se tornarem multiplicadores de informações valiosas que podem salvar vidas.
O Projeto Samuzinho, que já foi realizado com sucesso em 2019, mostrou resultados expressivos. Na edição anterior, duas crianças aplicaram as técnicas de desengasgo aprendidas durante as aulas para salvar vidas em situações reais de emergência. “Esses casos demonstram a importância e o impacto positivo dessa iniciativa, que ganhou destaque em nível nacional. Agora, estamos retomando o projeto com grande entusiasmo”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.
Adélia Oliveira, diretora geral do SAMU, ressalta que mais detalhes sobre o projeto serão divulgados durante o evento, incluindo informações sobre a organização das atividades e os requisitos para inscrição. “As aulas ocorrerão quinzenalmente, durante cinco meses. Ao final do curso, os alunos participarão de uma cerimônia de formatura, onde receberão o certificado de ‘Socorrista Mirim’. Além disso, haverá a possibilidade de abrir novas turmas para a continuidade do projeto”, explica Adélia.
O evento de lançamento contará com a presença de Ana Beatriz, hoje com 18 anos, que participou do projeto quando ainda era criança. Ana foi responsável por salvar a vida de Davi Dantas, hoje com 6 anos, que, na época, era um bebê e se engasgou com leite. “Ele ficou roxo, com sinais claros de obstrução das vias aéreas, mas as técnicas que aprendi no projeto foram fundamentais para salvar a vida dele”, relembra Ana. Tanto Ana quanto Davi estarão presentes na cerimônia, inspirando a nova geração de pequenos heróis, como destaca Adélia Oliveira.
Com o lançamento do Projeto Samuzinho, a FMS reforça seu compromisso com a educação e a prevenção, formando futuros cidadãos conscientes e preparados para agir em momentos de emergência.