A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início novamente ao programa de combate ao tabagismo no Hospital do Parque Piauí, também conhecido como Hospital da Criança. Com foco em uma abordagem terapêutica fundamentada na Teoria Cognitivo-Comportamental, a iniciativa, agora intitulada “Vivendo a Vida Sem Fumo”, oferece aos participantes uma série de estratégias e recursos para ajudar no processo de abandono do cigarro.
O programa está disponível para pessoas com 18 anos ou mais que desejam deixar o hábito de fumar. Para participar, os interessados podem se dirigir ao setor de serviço social do hospital para realizar a inscrição e participar das atividades, que incluem atendimentos individuais e em grupo. Em casos necessários, são disponibilizados medicamentos, como adesivos de nicotina, para potencializar o processo de cessação.
Charles Silveira, presidente da FMS, destacou os bons resultados obtidos anteriormente, com uma taxa de sucesso superior à média nacional, onde mais de 60% dos participantes conseguiram abandonar o cigarro. “Nosso objetivo é alcançar índices ainda mais expressivos e contribuir para que um número maior de pessoas vivencie uma vida mais saudável, longe do tabaco”, afirmou.
De acordo com Nicole Alves, diretora-geral do hospital, a equipe responsável pelo programa é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo psicólogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. “O programa oferece um acompanhamento completo aos participantes, adotando uma abordagem multidisciplinar para o tratamento do tabagismo”, finalizou.
Os Efeitos Prejudiciais do Cigarro à Saúde
É amplamente reconhecido que o cigarro traz sérios danos à saúde. O tabagismo está diretamente relacionado a vários tipos de câncer, como os de pulmão, boca, garganta e bexiga, além de aumentar significativamente o risco de doenças cardiovasculares, respiratórias e outros problemas de saúde graves.