Em entrevista concedida nesta última quarta-feira (02/07) ao Jornal da Manhã, da Rede Globo, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou uma mobilização nacional para diminuir as filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sábado (05/07), 45 hospitais universitários vinculados ao Ministério da Educação (MEC) participarão de um grande mutirão que prevê mais de 7 mil atendimentos em todo o país.
A ação, batizada de Mutirão Agora Tem Especialistas, vai ofertar 1 mil cirurgias, 1,2 mil consultas especializadas e 5,5 mil exames diagnósticos. A iniciativa faz parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio de 2024, que visa ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias por meio da integração entre serviços públicos e privados de saúde.
“Vai ter uma ação em nível nacional de todos os hospitais universitários fazendo cirurgia no povo brasileiro para diminuir a fila das pessoas que esperam”, afirmou Lula. O presidente ressaltou o esforço do Governo Federal para tornar o atendimento mais ágil e eficiente, especialmente após o agravamento das filas com a pandemia de Covid-19.
Além de reforçar a importância do mutirão, Lula destacou outras medidas, como a ampliação do programa Farmácia Popular, e o uso de toda a estrutura de saúde disponível no país: “Estamos trabalhando com hospitais particulares e públicos. O brasileiro tem que ter o direito de ser atendido rapidamente, de ter acesso ao especialista e aos exames com agilidade”, defendeu.
A expectativa do governo é que a mobilização deste sábado contribua de forma concreta para a redução de demandas reprimidas e fortaleça o SUS como sistema universal, público e gratuito.