Mais de 8 mil doses de vacinas foram aplicadas no sistema prisional do Piauí durante o primeiro semestre de 2025. A campanha de imunização, que segue o calendário do Ministério da Saúde, contempla grupos prioritários, como pessoas privadas de liberdade e profissionais da segurança pública.
A ação é coordenada pela Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e secretarias municipais.
De acordo com os dados da Sejus, foram aplicadas:
- 2.691 doses contra a covid-19
- 5.381 doses contra a influenza
As vacinas foram disponibilizadas tanto para os internos quanto para servidores do sistema penitenciário, incluindo os policiais penais.
“A imunização continua durante todo o ano. As equipes realizam a vacinação em cada unidade prisional, alcançando internos, policiais penais e servidores, cumprindo as metas do Governo do Estado e do Plano Pena Justa”, destaca Jackelene Menezes, gerente de Saúde Prisional da Sejus.
O Plano Pena Justa é uma iniciativa do Governo do Estado que visa garantir dignidade, saúde e direitos fundamentais no ambiente prisional. A vacinação periódica reforça o compromisso com a prevenção de doenças e o bem-estar da população carcerária e dos profissionais que atuam nas unidades.