Ministério da saúde lança primeira publicação sobre equipes multiprofissionais na aps

Reprodução: Foto/Radar digital Brasília

Com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde lançou a primeira publicação oficial voltada às equipes multiprofissionais, conhecidas como eMulti. O “Caderno de Textos – Curso de Formação dos Profissionais das eMulti” chega como um material essencial para qualificar a gestão e o atendimento da população, unindo teoria e prática.

Implementadas em 2023, as eMulti reúnem profissionais de diversas áreas para oferecer um cuidado mais integrado e abrangente. A nova publicação busca instrumentalizar esses profissionais, além de gestores e acadêmicos da saúde, abordando temas como:

  • Diretrizes e fundamentos das eMulti;
  • Transição dos antigos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf);
  • Metodologia Balint-Paideia para cogestão;
  • Principais condições atendidas e estratégias de atuação;
  • Enfrentamento de desafios em saúde mental, violência e nutrição;
  • Práticas para fortalecer a interprofissionalidade na APS.

A coordenadora de Ações Interprofissionais do Ministério da Saúde, Olívia Lucena, destaca que a iniciativa visa apoiar a organização do trabalho multiprofissional. “Esse material funciona como um guia essencial para a qualificação das equipes e para a melhoria do atendimento à população”, afirma.

A elaboração do caderno foi resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Capacitação e expansão das eMulti

Desde agosto de 2024, está em andamento o curso “eMulti em FormAÇÃO”, com previsão de conclusão para fevereiro de 2026. O programa formará 6.250 profissionais em dois ciclos de aprendizado, além de contar com 250 tutores especializados.

Atualmente, o SUS conta com 4.343 eMulti distribuídas em 2.850 municípios. Dessas, 689 são do modelo ampliado, 1.558 do modelo complementar e 2.096 do modelo estratégico. No total, mais de 24 mil equipes de Saúde da Família já trabalham em conjunto com as eMulti, incluindo também equipes de Saúde Ribeirinha e Consultório na Rua.

As categorias profissionais mais presentes nas eMulti incluem psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e educadores físicos, entre outros. Segundo Olívia Lucena, essas equipes ampliam o acesso da população a serviços especializados. “A integração da eMulti à APS garante um atendimento mais completo, atendendo às diversas necessidades da comunidade”, conclui.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *