Gestores e profissionais de saúde têm até o dia (07/04) para participar da pesquisa Estrutura e Dinâmica Sociodemográfica Multiprofissional do Mercado de Trabalho em Saúde. A pesquisa, realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), visa coletar dados detalhados sobre a força de trabalho e as práticas assistenciais nas equipes de saúde dos municípios, com o objetivo de compreender a oferta e a ausência de determinados serviços, além das ações realizadas pelos profissionais.
A participação dos gestores locais de saúde é fundamental, sendo que eles podem consultar outras pessoas envolvidas no processo, mas somente uma resposta será considerada por município. Para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a pesquisa abrange diversas áreas, incluindo: educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, psicologia, saúde coletiva, serviço social e terapia ocupacional.
O estudo está sendo conduzido pela Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado – Observatório de Recursos Humanos em Saúde, vinculada ao Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG, em colaboração com a Coordenação de Ações Interprofissionais da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps). Todas as informações coletadas são tratadas de forma confidencial.