Piauí alcança menor número de homicídios em uma década

Reprodução: Governo do Piauí

O estado do Piauí apresentou, nos primeiros seis meses de 2025, o menor número de homicídios registrados desde 2015. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta terça-feira (01/07), foram contabilizados 284 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) entre janeiro e junho, representando uma redução de 22,19% em comparação ao mesmo período de 2022, quando o estado enfrentava um dos piores picos de violência, com 365 ocorrências.

O governador Rafael Fonteles atribuiu a melhora nos indicadores ao conjunto de investimentos estratégicos realizados na área da segurança pública. “Ampliamos o efetivo das polícias, fortalecemos a inteligência, expandimos o sistema de videomonitoramento e lançamos o BO Fácil, que vai revolucionar o trabalho investigativo. São várias frentes atuando para alcançar resultados concretos, e nossa meta é continuar avançando”, afirmou.

O relatório aponta ainda que Teresina, capital do estado, também apresentou queda relevante: foram 112 casos em 2025, contra 143 em 2022, o que representa uma redução de 21,68%. Já Parnaíba, no litoral, registrou uma diminuição ainda mais expressiva: os homicídios passaram de 37 para 20, uma queda de 45,95%.

Um dos destaques do balanço é o município de Piripiri, que zerou os casos de homicídio no primeiro semestre de 2025. Em 2022, o município havia registrado 12 ocorrências no mesmo período. Segundo a SSP, essa foi a primeira vez em 11 anos que Piripiri não registrou nenhum homicídio no semestre, um resultado inédito na série histórica.

Na comparação com 2024, os números também são positivos. O estado apresentou queda de 12,35% nos homicídios, passando de 324 para 284 casos. Teresina reduziu as ocorrências em 14,50%, caindo de 131 para 112 registros, enquanto Parnaíba apresentou uma leve retração de 9,09%, com 22 casos no ano anterior contra 20 em 2025.

Para o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, os números refletem o compromisso da gestão com a redução da violência. “Estamos integrando tecnologia, policiamento estratégico e ações sociais. É um trabalho firme, com base em planejamento e inteligência, que começa a mostrar resultados reais para a população”, destacou.

O mês de junho de 2025 reforçou a tendência de queda, com 41 homicídios registrados em todo o estado, um dos índices mensais mais baixos dos últimos anos. Em Teresina, foram apenas 13 ocorrências, configurando o menor número já registrado na capital para o mês. Parnaíba contabilizou apenas um caso, também o menor resultado para junho desde o início da série histórica.

Segundo João Marcelo Brasileiro, gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP, os avanços são fruto de um trabalho técnico e contínuo. “Fazemos um monitoramento detalhado e permanente dos dados. Isso nos permite antecipar cenários, traçar estratégias e direcionar recursos com precisão. O impacto está aí, refletido em menos violência e mais segurança para os piauienses”, concluiu.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.