Sasc inicia distribuição de cartões alimentação a famílias afetadas por desastres naturais no Piauí

Reprodução: Governo do Piauí

Em uma ação voltada à assistência imediata de populações vulneráveis, a Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc) deu início, nesta última terça-feira (01/07), à entrega dos cartões do Programa Auxílio Alimentação. O município de São Luís do Piauí foi o primeiro dos 126 que aderiram ao programa a realizar a entrega simbólica do benefício, voltado a famílias diretamente atingidas por desastres naturais no estado.

A solenidade aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local e marcou o repasse do benefício a 100 famílias cadastradas. O cartão garante um auxílio único de R$400, que será depositado na mesma conta onde os beneficiários já recebem o Bolsa Família, como forma de mitigar os impactos da estiagem e outras emergências.

A concessão do benefício está amparada pelo artigo 15 da Lei nº 8.427, de 26 de junho de 2024, e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 23.639, de 6 de março de 2025. Para ter acesso ao auxílio, as famílias precisam estar inscritas no CadÚnico e já ser beneficiárias do Bolsa Família.

O secretário estadual João de Deus Sousa destacou a importância do programa como resposta emergencial à crise climática. “Estamos dando início à entrega desse auxílio que vai ajudar centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente devido à seca. É uma medida concreta para enfrentar esse cenário adverso, e esperamos que os ciclos de desastres não se repitam”, afirmou.

Além do secretário, participaram do evento o coordenador estadual do Programa Auxílio Alimentação, Ananias Pereira da Cruz; a coordenadora do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Mônica Lourenço Pinto de Araújo; a secretária municipal de Assistência Social de São Luís, Ariana da Silva Bezerra; e a técnica responsável pelo cadastramento das famílias, Paloma de Sousa Leite Araújo.

Segundo a superintendente de Assistência Social da Sasc, Janaína Mapurunga, São Luís do Piauí é o primeiro de uma série de municípios que receberão o benefício nos próximos dias. “A previsão é que todas as 126 cidades contempladas iniciem o repasse ainda neste mês. As famílias atendidas foram identificadas pelas prefeituras como diretamente afetadas por desastres naturais e, por isso, estão sendo priorizadas”, pontuou.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.