Secretária das mulheres participa de sessão solene na Alepi pelo dia estadual do combate ao feminicídio

Reprodução: Ascom Sempi

A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou nesta segunda-feira (30/06) de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), em alusão ao Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, celebrado em 27 de maio. A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Francisco Limma (PT), reuniu representantes do poder público, movimentos sociais e organizações civis para discutir estratégias integradas de enfrentamento ao feminicídio no estado.

Durante sua fala, Zenaide Lustosa ressaltou a necessidade de políticas públicas estruturantes e descentralizadas. “Campanhas institucionais são importantes, mas não bastam. É preciso investir fortemente em educação, garantir o cumprimento da Lei Maria da Penha nas escolas e interiorizar as ações, alcançando as mulheres além da capital”, afirmou.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e do Observatório da Mulher Piauiense, 24 feminicídios foram registrados no estado até maio deste ano. “São números alarmantes que exigem respostas urgentes”, completou a secretária.

Feminicídio: múltiplas expressões da mesma violência

Zenaide também destacou a complexidade das manifestações do feminicídio, que nem sempre envolvem relações íntimas. “Há crimes motivados unicamente pelo fato de a vítima ser mulher, ou para atingir outras mulheres. No fundo, todos esses casos refletem o mesmo problema: o ódio às mulheres apenas por serem mulheres. E, infelizmente, esse movimento de violência ainda avança”, pontuou.

Parlamento como espaço de escuta e ação

A secretária reforçou ainda a importância do parlamento estadual no fortalecimento das políticas de proteção às mulheres. “Sessões como essa promovem uma escuta ativa, essencial para que o Legislativo proponha leis eficazes e assegure recursos orçamentários adequados. A Alepi tem papel central nesse processo, principalmente na alocação de verbas para políticas públicas de gênero”, afirmou.

Ela lembrou ainda que o Piauí tem avançado com a criação de 70 Secretarias Municipais de Mulheres, e que o próximo passo é garantir a articulação entre esferas estaduais e municipais.

Compromisso com medidas concretas

Por fim, Zenaide Lustosa fez um apelo por diálogo permanente e articulação real entre os diferentes entes públicos. “É urgente que espaços como esse resultem em medidas concretas, com orçamento, articulação e compromisso real com a vida das mulheres”, concluiu.

Compartilhar:

Facebook
X
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mostre a sua marca e aumente seus ganhos

O seu anúncio aqui (365 x 270 px)
Últimas Notícias
Assuntos

Inscreva-se na nossa newsletter

Fique sempre atualizado sobre os cuidados com a sua saúde.